Pular para o conteúdo principal

O Azeite Ideal para o Consumo


Que o azeite faz bem à saúde todos já sabem, porém, a cada dia que
passa encontramos mais variedades expostas nas prateleiras dos supermercados.
Mas, qual é o mais adequado para o nosso consumo?
Quais detalhes eu devo me atentar e que vão fazer toda a
diferença na hora da minha compra?

Mantenha distância dos azeites que tenham estas especificações:
  • Fuja dos azeites que estiverem em embalagem de vidro transparente. Como a luz os atinge com facilidade, a gordura boa sofre uma oxidação.
  • Fique longe das embalagem de lata, pois aquele metal possui algumas toxinas               (conhecidas como xenobióticos), que são facilmente atraídas pelo azeite que está dentro do recipiente, tornando-os tóxicos. Mantenha em mente: toda química é solúvel em gordura boa.
Detalhes que você deve se atentar para consumir o azeite ideal:

  • Procure por azeites que estejam em recipientes de vidro escuro. Este detalhe impede que a luz entre em contato com o produto.
  • Outro fator a ser ressaltado e que você deve ter como hábito, é o de ler os ingredientes que constam no rótulo. Pois, para os fabricantes economizarem no processo de fabricação do   produto e lucrarem ainda mais nas vendas, várias empresas misturam outros tipos de óleos         junto aos azeites. Um óleo que é muito comum ser encontrado na lista de ingredientes, é o óleo de soja. Então, se você não tem o costume de ler estes detalhes, possivelmente você nunca se deparou com um azeite de verdade.
  • Fique atento a acidez dele, dentre as opções que encontrar ela deve ser a menor possível.       Um exemplo de azeite com baixa acidez: 0.2
  • Adquira apenas o azeite extra-virgem.
  • Ele deve ser prensado a frio.
  • A última dica é prestar atenção no local onde o azeite é fabricado e envazado.                             Os dois processos devem ocorrer no mesmo país. Pois, caso sejam em locais diferentes,           ele pode ter sofrido um processo de oxidação no caminho até ser envazado.

Depois de ter seguido estas especificações e ter escolhido a melhor opção de azeite,
qual a maneira correta de guardar ele em casa?

  • Conserve-o dentro de um armário escuro.
  • Não deixe ele perto do fogão em hipótese alguma, pois ao receber calor a gordura boa pode oxidar.
  • Prefira o azeite na finalização dos alimentos, pois ao entrar em contato com uma temperatura muito alta ele perde as suas propriedades.

Se você se atentar a todas estas dicas, a perda de nutrientes será mínima.
Tenha como hábito ler as embalagens!

Postagens mais visitadas deste blog

Urandir Receberá título de Cidadão Sul Matogrossense

Felipe Orro, Eli Sousa e Urandir Fernandes O deputado estadual Felipe Orro (PSDB) confirmou na tarde de quarta-feira, 27 de fevereiro, que fará uma visita à Cidade Zigurats, base das pesquisas realizadas pela equipe de cientistas do Centro de Pesquisas Dákila, que está localizado no município de Corguinho a cerca de 100 km da Capital do Estado.
A confirmação do interesse do deputado em conhecer o centro de pesquisas que tem causado alvoroço nos meios científicos mundiais foi relatada durante a visita do empresário e presidente do Dakila Pesquisas, Urandir Fernandes de Oliveira ao seu gabinete na Assembleia Legislativa. Urandir estava acompanhado do também empresário e radialista Eli Sousa.
Durante o encontro,  Urandir explanou ao deputado sobre as pesquisas mais recentes que estão sendo conduzidas pela equipe do Centro Tecnológico Zigurats.
Urandir Fernandes de Oliveira e Felipe Orro O tema gerou imediato interesse no parlamentar que já foi prefeito de Aquidauana, cidade com forte infl…

Palestra Internacional: Urandir fará conferência no Congresso Nacional do Paraguai

Urandir Fernandes de Oliveira, presidente do Dakila Pesquisas, realizará uma palestra no Congresso Nacional do Paraguai, na cidade de Assunção, capital do país.
O evento acontecerá no dia 14 de março ás 19:00 e terá como principal tema as novas descobertas das realidades paralelas e o desenvolvimento das habilidades pessoais.

Urandir Oliveira Recebe Título de Cidadão Rochedense

O presidente da Associação Dakila Pesquisas, Urandir Fernandes de Oliveira, recebeu uma importante homenagem dos vereadores da cidade de Rochedo no Mato Grosso do Sul no dia 22 de novembro de 2018. Durante solenidade especial em comemoração aos 70 anos de emancipação da cidade, Urandir Oliveira recebeu o título de Cidadão Rochedense, em reconhecimento ao desenvolvimento econômico e social que a Associação Dakila Pesquisas promove na cidade de Rochedo. Dentre os homenageados, figuram nomes conhecidos da política sul matogrossense, como o senador eleito Nelson Trad e seu irmão Fábio Trad, além de empresários da região como o dono do frigorífico Naturafrig Alberto Sergio Capuci. Dakila Pesquisas é uma associação de desenvolvimento tecnológico e humano, que ha mais de 20 anos fundou sua sede na região de Rochedo e Corguinho no Mato Grosso do Sul. Hoje conta com a participação de milhares de pessoas em todo o Brasil e diversos outros países.